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3 de outubro de 2022Evitar acidentes no trabalho sem dúvida é uma das maiores preocupações dos empregadores, até porque os acidentes acontecem quando menos se espera, podendo gerar danos físicos ao trabalhador e impactos negativos ao negócio.
Com o objetivo de evitar acidentes no trabalho segue abaixo algumas dicas do que se pode fazer para evitar essa situação:
1 – Todos os funcionários devem utilizar EPI’S e este uso deve ser fiscalizado;
É obrigação da empresa oferecer todos os EPI’S e EPCs necessários para o trabalho, também é função da empresa fiscalizar o uso desses equipamentos. Mas o cuidado com a segurança deve ser dever de todos, então, é importante realizar ações de conscientização para que todos ajudem nesta tarefa.
2 – Não use ferramentas improvisadas. Invista sempre em ferramentas adequadas para o seu trabalho;
Não permita que a equipe trabalhe com ferramentas improvisadas ou de procedência duvidosa, pois podem oferecer riscos à segurança do trabalhador, além de comprometer a qualidade do trabalho.
3 – Não retire equipamentos de proteção coletiva de máquinas e equipamentos
Em um ambiente de trabalho é necessário pensar na segurança de todos os envolvidos no processo. Por isso, existem equipamentos de proteção coletiva, que precisam estar disponíveis para ajudar com a tarefa de manter todos seguros.
Este tipo de equipamento é importante para a proteção de qualquer estrutura física. Ainda mais em um ambiente de trabalho propício a este tipo de acidente, como fábricas e indústrias.
4 – Tenha um manual de segurança no trabalho juntamente de um checklist dos EPIs necessários;
Contudo a equipe tem que ter conhecimento de todos os procedimentos de segurança. A empresa precisa avaliar de tempos em tempos se todos os equipamentos necessários para a segurança estão disponíveis e funcionando corretamente.
5 – Para evitar acidentes no trabalho realize treinamentos, campanhas e palestras sobre segurança no trabalho;
Sempre é bom aprender como agir em momentos de risco e como evitar esses momentos. Além disso, este tipo de treinamento ajuda a manter a equipe integrada e consciente da segurança coletiva.
6 – Para evitar acidentes no trabalho não deixe objetos caídos no chão ou obstruindo áreas de circulação e acessos de emergência;
A organização no ambiente de trabalho é crucial para a segurança, evita acidentes básicos. Em casos de acidentes graves ajuda o acesso de equipes treinadas para realizar o socorro. Por isso, a disposição dos equipamentos utilizados devem ser bem pensados.
7 – Todo e qualquer acidente de trabalho deve ser informado
Mesmo em casos de acidentes pequenos e sem consequências, é importante que o responsável da empresa seja avisado, para que medidas preventivas possam ser tomadas.
Já em caso de acidentes mais graves, devem comunicar o INSS por meio da CAT, para que o trabalhador possa receber os cuidados e auxílios necessários para o tratamento.
8 – Sinalização correta de lugares de risco, saídas de segurança e EPIs;
A principal função da sinalização é informar e demonstrar momentos em que se deve utilizar de forma obrigatória o equipamento, como utilizá-lo e o que fazer em momentos de emergência.
9 – Evite qualquer tipo de distração e interferências durante a realização de trabalhos que ofereçam riscos
Em um ambiente de trabalho onde se manuseiam equipamentos que oferecem riscos à segurança, a atenção total ao que se esta fazendo é crucial.
Por isso, é importante que se evite ao máximo situações que possam causar distrações e interferências como barulhos externos ou excessivos e áreas de circulação inadequadas.
Para evitar acidentes no trabalho, a principal medida é a prevenção e isso se faz com conscientização e com equipamentos de proteção de qualidade.
Se quiser ficar por dentro de mais informações sobre esse assunto, acompanhe o nosso blog!