9 formas de evitar acidentes no trabalho
8 de setembro de 2022Os Calçados de Segurança são um dos EPIs mais utilizados no mundo todo.
Assim como o capacete e as luvas de proteção, são obrigatórios, pois, além de padronizar a equipe de trabalho, oferecem proteção.
Por isso, existem diversos modelos de calçados capazes de oferecer proteção para agentes de risco diferentes.
Para identificar qual o mais adequado, separamos neste artigo o que você precisa saber na hora de escolher um calçado de segurança.
Boa leitura!
Calçados de segurança: como escolher?
Para escolher o sapato de segurança mais adequado considere a atividade desenvolvida e as características específicas de cada modelo.
Assim, será possível avaliar as opções disponíveis e escolher dentre eles, o mais apropriado.
Tipos de Calçados de segurança
Em cada atividade de trabalho existe um risco ao colaborador, com os pés não seria diferente. Por isso, existem sapatos de segurança para cada um deles, divididos em 5 tipos, são:
- Tênis de Segurança;
- Sapato de Segurança;
- Coturno de Segurança;
- Botina de Segurança;
- Bota de Segurança.
Usando o modelo certo, os pés estarão protegidos e o trabalhador poderá exercer sua atividade com total segurança.
Como diferenciá-los?
Primeiramente, observe a altura do cano de cada um deles. O Coturno de Segurança é um calçado robusto que tem o formato parecido com coturnos utilizados em quartel.
Já as Botas possuem a altura a partir do meio da canela para cima, enquanto as botinas, costumam ter o cano abaixo dessa linha.
O Tênis de Segurança é parecido com um tênis esportivo, sem cano alto. Por fim, no Sapato de Segurança o cano pode vir a ser ainda mais baixo.
Escolher o equipamento correto é fundamental, pois o colaborador terá uma parte do corpo exposta a riscos que podem gerar possíveis acidentes de trabalho.