Multas por falta do uso de EPI: tudo que você precisa saber para evitá-las
2 de novembro de 2022Quando devo trocar meus EPI’s?
1 de dezembro de 2022Todos nós já sabemos que EPIs são importantes para a saúde e segurança no trabalho, mas você sabe como usar epi’s corretamente? Afinal, não adianta utilizar um equipamento para a segurança de maneira errada.
Com base nisso, é de extrema importância a realização de cursos que ensinem aos funcionários a respeito da segurança no trabalho, como utilizar corretamente os epi’s e como devem agir para evitar acidentes!
Invista em equipamentos de qualidade
Antes de tudo, você deve se atentar para a qualidade do equipamento. Lembre-se que um equipamento só é considerado um EPI se possuir CA – Certificado de Aprovação, fornecido pelo Ministério do Trabalho. Além disso, é importante revisar se todos os equipamentos estão funcionando corretamente, se estão dentro do prazo de validade, se for o caso e se não possuem danos.
Nesse sentido, jamais trabalhe com equipamentos danificados, quebrados ou remendados!
Como usar alguns Epi’s corretamente
Para que os equipamentos de segurança protejam corretamente é necessário saber como vestir estes corretamente. Para isso, vamos deixar alguns exemplos para você:
Calças e jalecos aprenda a usar este EPI’s:
Esses são EPI’s que se vestem por cima da roupa comum do dia a dia. Para permitir a retirada em locais públicos caso necessário.
Além disso, se veste primeiro a calça para depois vestir o jaleco. Assim, este deve ficar perfeitamente ajustado sobre a calça.
Após isso, feche os velcros com todos os cordões para dentro da roupa. Caso o jaleco possua capuz, coloque devidamente para evitar acúmulo de componentes prejudiciais à saúde.
Você também deve se atentar sobre o tamanho do EPI, que deve ser do tamanho correto do trabalhador que irá usá-lo.
Botas, como usar este EPI’s:
Essas você utiliza com meias longas para evitar atritos. Então, posicione a boca das calças para fora da bota, evitando que escorra qualquer tipo de material indesejado para dentro dela.
Respirador aprenda a usar este EPI’s:
Primeiramente, para esse tipo de EPI o consumidor deve estar sempre bem barbeado! Em seguida, deve-se cuidar se o equipamento está bem ajustado ao rosto, sem nenhuma abertura!
Ainda assim, você deve ter cuidado com os dois elásticos do equipamento. Estes não podem estar torcidos e deve-se posicionar um na parte superior da cabeça e o outro na parte inferior.
Ao mesmo tempo, tenha cuidado para que o elástico da parte inferior fique na altura do pescoço. Assim este não deve machucar as suas orelhas!
Luvas, como usar este EPI’s:
As luvas são o último equipamento a ser vestido! Estas precisam estar do tamanho apropriado da mão do trabalhador para evitar que a mesma atrapalhe o manuseio ou até mesmo rasgue, expondo a mão.
As duas formas mais comuns de uso, são por dentro ou por fora das mangas. Por fora das mangas se utiliza quando trabalha com produtos de risco que possam escorrer e entrar para dentro das luvas.
Contudo, a colocação dela varia de acordo com o seu local de trabalho. Então busque mais orientações sobre este equipamento.
Boné árabe aprenda a usar este EPI’s:
Este equipamento deve ser posto e ajustado sobre a cabeça e outro equipamento chamado viseira. A viseira deve ser vestida antes. Assim garantindo que a cabeça e o pescoço sejam totalmente protegidos!
Como retirar os EPI’s corretamente
Da mesma forma que você precisa saber como pôr corretamente os EPI’s, Você precisa saber como retirá-los. Assim você não corre risco de se expor a nenhum possível contaminante a sua saúde.
Desta forma, vamos deixar novamente alguns exemplos para você:
Calças e jalecos:
O jaleco deve ser retirado da seguinte maneira: Primeiro, desamarre o cordão. Logo após, incline o tronco do corpo para baixo e puxe simultaneamente a parte superior do jaleco, assim virando este do avesso.
Ao mesmo tempo, tenha cuidado para que a parte exposta do seu jaleco não toque o seu rosto.
Botas:
Este equipamento deve ser higienizado e retirado em um local limpo, onde o trabalhador possa colocar os pés sem ter contato com o líquido contaminado.
Respirador:
O respirador deve ser o último equipamento a ser retirado, deve ser armazenado em um local separado dos outros equipamentos para evitar a contaminação da parte inferior deste.
Luvas:
A remoção da luva pode variar também conforme o seu local de trabalho e ao que ela foi exposta. Por isso, você deve buscar orientação sobre este equipamento com especialistas da sua área.
Porém, vamos deixar aqui um exemplo de como retirar luvas em caso de exposição a contaminantes.
Primeiramente você deve segurar a luva onde se encontra o pulso na parte externa e puxá-la em direção aos seus dedos. Assim, virando do avesso sem tocar na parte contaminada.
Boné árabe:
Para a retirada deste equipamento você deve desprendê-lo do velcro e retirá-lo com cuidado, afastando-o do corpo.
Por fim esperamos que você tenha aprendido como usar EPI’s corretamente para a sua segurança. Assim, para mais dicas como essa, acompanhe o nosso blog.