Como usar EPI’s do jeito certo:
25 de novembro de 2022Tipos de biqueira dos calçados profissionais e suas indicações de uso
10 de dezembro de 2022Saber o momento certo para realizar a troca de EPI é fundamental para garantir a segurança daqueles que estão utilizando o Equipamento. Isso porque, de fato, essas peças são fundamentais. No entanto, apenas se estiverem em condições de uso!
Utilizar um equipamento que não esteja em perfeitas condições pode acarretar em falsa segurança, o que aumenta os índices de acidentes e doenças ocupacionais. Por não saber que o equipamento está inadequado, o trabalhador não tomará os devidos cuidados e poderá acabar se machucando.
Por este motivo, realizar a troca de EPI sempre que for necessário é de suma importância. E isso deverá fazer parte do planejamento anual da gestão destes equipamentos. Mas como saber a hora certa de se fazer isso?
Troca de EPI: quando exatamente isso acontece?
O Equipamento de Proteção Individual é a última das Medidas de Controle de Risco a ser tomada. Isso significa que, depois de todas as técnicas para eliminação ou atenuação de riscos terem sido tomadas, ainda foram insuficientes e por isso o EPI foi empregado.
Isso prova a importância deste produto na vida dos trabalhadores da maioria das profissões no Brasil. Como você viu acima, até chegar nas mãos do usuário, o equipamento passa por diversas análises, testes e validações, para que possa oferecer a segurança desejada.
Por este motivo, toda a atenção quanto à vida útil deste equipamento é necessária. Sendo assim, a troca de EPI deve acontecer em diversos casos. São eles:
- Quando o equipamento passa do prazo de validade;
- Caso haja alguma alteração no produto;
- Rasgos, batidas, partes quebradas;
- Sujidades permanentes que possam influenciar na eficiência do equipamento;
- Caso deixe de funcionar de certa forma (exemplo: quando um respirador deixa de filtrar);
- Entre outros.
Em todos esses casos o equipamento deverá ser devolvido ao profissional responsável para uma análise e identificação do que houve. Sendo constatada a necessidade, a troca de EPI deverá ser feita pelo empregador sem custo algum para o trabalhador.
Caso a substituição do equipamento não seja efetuada, por motivos de desatenção ou descaso por parte do empregador ou trabalhador, consequências poderão acontecer como resultado.
Como exemplo disso, podemos citar acidentes de trabalho, contração de doenças ocupacionais, sem contar nas multas e processos judiciais para a empresa. Portanto, realizar a troca de EPI no momento certo é mais do que uma obrigação.
Precisa trocar seus EPI’S: Confira os produtos que separamos para você! Só clicar.